BySoft


 

TI IMPULSIONA GERAÇÃO DE NEGÓCIOS

Imagine um portal em que você possa sugerir a criação de uma logomarca para sua empresa e receber, via modelo colaborativo (crowdsourcing), de designers de todo o Brasil, diversas sugestões para optar pelo mais adequado. Depois, compra a logomarca pela Internet, a um custo bem mais acessível que o praticado no mercado. Esta realidade já existe e vem da Startup Wedologos, jovem empresa carioca que já é considerada o maior site para criação de logotipos e design gráfico da América Latina.
 
Exemplos como este e muitos outros que foram impulsionados pelas novas relações amparadas pela tecnologia da informação (TI) serão mostrados durante a TechInter 2011, que será realizada nos dias 5 e 6 de novembro, em Bauru. 
 
O evento, que recebeu público de todo o Brasil, contou com mais de 25 palestrantes renomados na área e deu espaço a debates e amadurecimento de ideias e novos negócios digitais no Brasil, apresentando desafios e estratégias. 
 
Você já pensou em vender seu produto pelo Facebook? A também jovem empresa Likestore sim, e inaugurou no Brasil o conceito de "Social Commerce", tornando-se referência em vendas em redes sociais com sua receita de bolo "transformar qualquer página do Facebook em um e-commerce completo".
 
Do Interior de São Paulo para o mundo. Em Bauru nasceu a Compacta Informática, atualmente referência nacional em fornecimento de softwares para fast foods conhecidas. Dentre sua extensa carteira de clientes estão Bob's, Giraffas, Pizza Hut e outras marcas consolidadas no ramo alimentício.
 
Também no Interior paulista surgiu a Eletrolixo, empresa que se tornaria referência nacional em TI Verde e políticas envolvendo disposição de resíduos de tecnologia da Informação, atenta para o impacto ambiental de computadores e periféricos.
 
Em meio ao incrível número de sites de leilão de centavos lançados, uma jovem empresa de Barueri, região metropolitana de São Paulo, decidiu inovar e lançou uma ideia diferente, o chamado "preço reverso escondido", sistema em que o preço diminui sempre que o produto é visualizado. Isso fez do ClickSpot um dos mais acessados e utilizados sites de leilão de centavos do Brasil. 
 
 
EXEMPLOS
Estes são apenas alguns exemplos de novos negócios ou abordagens, que hoje geram milhões no Brasil e no mundo, impulsionados pelas novas relações sociais amparadas pela tecnologia da informação. O Brasil, considerado um País criativo, é referência em Startups de Tecnologia da Informação, jovens empresas com ideias inovadoras e significativas.
 
"Mas amadurecer um negócio digital requer cuidados. É preciso pensar aspectos de proteção intelectual, constituição da empresa, aspectos jurídicos e localização física. Com serviços online pode-se atender todo o Brasil, mesmo do Interior, que vem oferecendo menores custos para manutenção de uma estrutura", observa José Antônio Milagre, advogado e perito especializado em tecnologia da informação.
 
Segundo ele, fortes regiões como o Interior paulista vêm chamando a atenção de empresas de tecnologia de Capitais e até mesmo do Exterior. "Qualidade de vida, baixos custos, atrair novos públicos e boa infra-estrutura vêm fomentando esta estratégica migração de empresas de tecnologia, o que vem demandando educação, capacitação e mão de obra em grandes cidades do interior", diz Milagre.
 
A TOTVS, gigante de software no Brasil, líder absoluta com participação de mercado de 48,6%, é um dos exemplos de empresas que visualizaram este cenário investindo no Interior desde 1997, fixando a unidade Oeste Paulista e atendendo a um público interessado por tecnologia da informação de qualidade.
 
"Empreender na rede nunca foi tão lucrativo. Muitos fundos, empresários e investidores estão à procura de novos negócios na web. Porém, é preciso conhecer melhores práticas, incentivos governamentais e, principalmente, ouvir a experiência dos que um dia tiveram uma ótima ideia e hoje mantêm empresas de TI de sucesso e lucrativas. Estas empresas estarão no TechInter 2011", ressalta Milagre.
 
 
FONTE: Portal JCNet 




Telefone: +55 (11)3585-6000 | DDG: 0800.722-4474 | Fax: +55 (11)3585-6049
Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 9h00 às 18h00.